PARCERIA: ISAMA E DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA À SAÚDE DE SANTO ANDRÉ COMPLETA ANO COM AÇÕES EM PROL DO BEM ESTAR DOS MUNÍCIPES

Trabalhos de rotina e eventos realizados promoveram a orientação sobre o desenvolvimento socioambiental

Os conceitos de vigilância à saúde mudaram ao longo do tempo. Se antigamente utilizávamos a quarentena como ação de vigilância, por exemplo, hoje, desenvolvemos uma atuação bem mais ampliada como instrumento efetivo de saúde pública. A Prefeitura de Santo André, junto com o Instituto de Saúde e Meio Ambiente (ISAMA) realizam diversas atividades socioeducativas e trabalhos de rotina para promover a consciência sobre a questão ambiental e evitar a geração de problemas de saúde pública.

Neste ano de projeto, o ISAMA cooperou no desenvolvimento de ações em todos os setores do Departamento de Vigilância à Saúde (DVS). Foram realizados trabalhos de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, controle da população murina na cidade, além de atuações em eventos educacionais com o foco na orientação e prevenção de riscos à saúde coletiva.

O objetivo dessas atividades é inserir os profissionais ambientais no dia a dia das comunidades para promover uma boa qualidade de vida e estabelecer a necessidade da participação da sociedade como um todo na preservação e bem estar do ambiente.

Confira as atividades realizadas:

Controle de proliferação do mosquito Aedes aegypti para prevenir a Dengue, Vírus Zika e a Chikungunya

Equipes visitaram diariamente imóveis para combater a proliferação do mosquito e orientar os moradores sobre os cuidados básicos. Também foram coletadas amostras de larvas de mosquitos pelas equipes de combate ao Aedes aegypti durante atividades de rotina, Casa a Casa, bloqueio de criadouros e nos mutirões de controle de vetores. A coleta é enviada ao laboratório para a identificação das espécies. Esse trabalho é importante para estabelecer informações de locais do município que estejam infestados para um controle efetivo dos mosquitos.

ISAMA SANTO ANDRE

ISAMA SANTO ANDRE 02

Controle de população murina

As ações visam diminuir o número de roedores do município e criar condições de manter controlada essa população murina por meio de medidas operacionais, educativas e de mobilização popular. Com esses trabalhos, foi possível elaborar estudos para ações direcionadas ao combate de novas espécies de roedores.

ISAMA SANTO ANDRE 05

Apoio às equipes e monitoramento

Equipes da Vigilância ambiental realizaram visitas em residência de pessoas que acumulam inservíveis e fizeram acompanhamento e possíveis retiradas desses resíduos. Com a ajuda do órgão ambiental municipal, também foram monitorados locais que utilizam a água de soluções alternativas (como poços rasos). Foram feitas coletas de amostras de água de locais servidos pela rede publica para saber a qualidade da água que a população recebe em suas residências. As equipes do ISAMA participaram dos trabalhos oferecendo apoio aos técnicos do órgão municipal.

ISAMA SANTO ANDRE 06

Participação em eventos

As equipes também participaram de diversos eventos na cidade, promovendo a orientação sobre os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, com distribuição de informativos, exposição de maquetes da casa certa e casa errada, ciclo evolutivo do Aedes aegypti e atividades educacionais para crianças, jovens e adultos.

ISAMA SANTO ANDRE 07

Coleta de amostras de sangue em animais para investigação de Febre Maculosa

Veterinários e técnicos do Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André realizaram trabalhos de coleta de amostras de sangues de animais para detectar febre maculosa. As ações foram desenvolvidas na região do Jardim Santo André. As equipes do ISAMA  apoiaram a ação, mobilizando os donos à levarem seus animais até o local de coleta. Também foi elaborado um censo animal para melhor organização dos trabalhos.

ISAMA SANTO ANDRE 08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *