Atuação na Saúde

Confira abaixo a atuação do ISAMA: 

Saude

1- Diagnósticos Planos de Saúde
Realização de estudos para aumentar o conhecimento sobre a realidade sanitária local, condições de vida da população, perfil epidemiológico e demográfico e da forma de organização, distribuição e utilização dos serviços de saúde. Elaboração de Planos de Saúde a partir do conhecimento da equipe e das diretrizes políticas de governo. Instrumento técnico e político, que permite a tomada de decisões e a gestão com enfoque transformador. Exigido para celebração de convênios e captação de recursos de fontes governamentais e não governamentais.

2- Gestão e Administração Hospitalar
Assessoria, consultoria e administração de hospitais públicos. Projetos de viabilização econômica financeira;
o Plano diretor e assessoria em convênios e contratos entre gestores e prestadores;
o Projetos de integração entre a instituição hospitalar e a rede de serviços de saúde;
o Sistema de informação e informatização hospitalar.

3- Administração e Gerenciamento do Programa de Saúde da Família e Agentes Comunitários – PSF/PACS.
Diagnóstico do sistema local de saúde, com análise e estudo da territorialização para a implantação e implementação do Programa de Saúde da Família e de Agentes Comunitários. 
Assessoria na organização do PSF e do PACS, tendo em vista a viabilidade técnica, administrativa e financeira.
Administração e gerenciamento em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde.

4- Modernização da Gestão da Saúde
Consultoria e assessoria no desenvolvimento de mecanismos de processos internos de gestão eficientes que permitam aos gestores do SUS assumir plenamente suas atribuições e relacionar-se, adequada e eficientemente, com órgãos centrais da administração pública, com os Conselhos de Saúde, trabalhadores e prestadores de serviços.

5- Sistema de Regulação
Consultoria e Assessoria no desenvolvimento de Sistema de Regulação, que permita harmonia e integração entre todos os setores da Secretaria.
Implementação e/ou revisão de fluxos de informação e protocolos internos.
Implementação de Sistemas de Avaliação, Controle e Auditoria dos Serviços de Saúde, instrumentos fundamentais para racionalização e captação de recursos.

6- Gestão e Reestruturação Jurídico-Administrativa
Assessoria para a adequação e reestruturação jurídico-administrativa dos órgãos gestores do SUS frente à nova realidade e responsabilidades. Permite que a execução das políticas de saúde e a descentralização das ações gerenciais, assistenciais e de saúde coletiva se realizem exitosamente e que as decisões e atos administrativos sejam tomados com agilidade e segurança, dentro dos preceitos legais. 
Assessoria técnica e jurídica na análise e adequação da legislação da saúde brasileira em vigor para os estados e/ou municípios. 
Assessoria técnica, jurídica e econômica para adequação às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

7- Recursos Humanos
Assessoria na política de recursos humanos que permita a adesão e a qualificação dos trabalhadores da saúde, incluindo: plano de cargos carreiras e salários, programação de cursos, desenvolvimento e treinamentos, capacitação e educação continuada. Considerando a complexidade da integração dos trabalhadores das três esferas de governo (municipal, estadual e federal).

8- Controle Social
Consultoria na implantação e implementação de mecanismos e na realização de eventos que permitam ocorrer efetivamente o controle social na saúde (Conferências de Saúde, Conselhos Municipais e Estaduais e Conselhos Gestores (locais) de Saúde). Cursos de Capacitação para conselheiros municipais e conselheiros locais de saúde.

9- Outros.
– Reestruturação da Saúde;
– Consórcios de Saúde;
– Informatização da Saúde;
– PROESF;
– Demandas Pontuais.